(11) 2959 1339


Difteria e Tétano


Vacina:
Dupla adulto - dT, fabricada com produtos de bactérias (toxinas).
Como é aplicada?
Por injeção via intramuscular na parte superior do braço – músculo deltóide – ou no vasto lateral da coxa. Adolescentes não vacinados devem tomar três doses (com intervalo de dois meses entre as doses (zero, dois, quatro meses). Adolescentes que já receberam a vacina DTP na infância devem tomar uma dose de reforço a cada dez anos.
Quem deve tomar?
Todos os adolescentes.
Quando é preciso tomar?
Adolescentes que nunca tomaram a vacina podem tomar em qualquer idade. Quem recebeu uma dose de dupla adulto aos dez ou onze anos precisa receber apenas um reforço a cada dez anos. Quem tomou a última dose há mais de dez anos precisa tomar uma dose de reforço e não esquecer que, para fazer efeito por toda a vida, são necessárias doses de reforço da vacina a cada dez anos.
Quais os benefícios da vacina?
Proteção contra o tétano e a difteria.
A difteria é causada por um bacilo, produtor de uma toxina difteria (substância tóxica) que atinge as amídalas, a faringe, o nariz e a pele, onde provoca placas branco-acinzentadas. É transmitida, por meio de tosse ou espirro, de uma pessoa contaminada para outra.
O tétano é uma infecção, causada por uma toxina (substância tóxica) tétano produzida pelo bacilo tetânico, que entra no organismo por meio de ferimentos ou lesões na pele (tétano acidental) ou pelo coto do cordão umbilical (tétano neonatal ou mal dos sete dias) e atinge o sistema nervoso central. Caracteriza-se por contrações e espasmos, dificuldade em engolir e rigidez no pescoço.